terça-feira, 3 de junho de 2014

Azeite para fritar

Num mundo em que as percentagens de câncer se elevam cada vez mais, é importante respeitar o nosso organismo e adoptar bons costumes alimentares. Os fritos não são benéficos à saúde, mas pelo seu óptimo sabor inventaram-se vários mitos relacionados com eles (para não se perderem hábitos culturais e gastronómicos). Um deles refere-se ao azeite.

Qual o melhor azeite para fritar?

Por muitos anos tem-se dito que as frituras em azeite é mais saudável do que em óleo de fritar.
Ambos são óleos vegetais, porem o azeite tem melhores propriedades e efeitos terapêuticos que a maior parte dos restantes óleos. Mas o que ninguém foi capaz de avaliar é que certos alimentos, quando são submetidos a temperaturas elevadas perdem os seus efeitos, e no caso de muitas gorduras, até se podem criar substancias nocivas ao nosso organismo. O azeite é um caso mais complexo, visto que existem diversas qualidades deste magnífico óleo, muito usado nas receitas mediterrâneas.

Dentro das qualidades de azeite podemos encontrar o azeite extra virgem, semi-refinado, refinado, de mistura, extra light etc... todos esses azeites são obtidos por processos diferentes, sendo que o mais puro e mais saudável é logicamente o extra virgem, extraído unicamente por processos mecânicos. Os restantes azeites já usam químicos na sua extracção e apresentam um ponto de fumaça maior que o azeite extra virgem.

O ponto de fumaça é o valor relativo à temperatura que cada óleo pode suportar sem se desintegrar nem perder as suas propriedades, e o azeite extra virgem não deve ser submetido a frituras por essa questão. Apesar de certos estudos laboratoriais concluírem que o azeite extra virgem ainda apresenta um ponto de fumaça dentro dos limites estabelecidos, a verdade é que esse limite não tem uma grande margem de erro e como os valores de temperatura nunca são 100% certos, pode-se estar a destruir a suas propriedades e a criar um composto tóxico.
Tendo em conta que o azeite extra virgem é um óleo bastante caro, não compensa utiliza-lo na cozinha para este fim. Então podemos optar pelo azeite refinado ou um óleo de fritar, pois estes apresentam um ponto de fumaça bem superior, alem de serem óleos mais baratos.

Sem comentários:

Enviar um comentário